Estudo global revela que campanhas publicitárias inclusivas geram 16% mais vendas a longo prazo e fortalecem a marca.
Empresas que estão cortando investimentos em diversidade, equidade e inclusão podem precisar rever essa decisão. Um estudo conduzido pela Unstereotype Alliance, em parceria com a Saïd Business School da Universidade de Oxford, e lançado neste mês, provou que a publicidade inclusiva — definida como “conteúdo que retrata autenticamente uma diversidade de pessoas e evita estereótipos” — tem um impacto positivo significativo nos negócios.
A análise de 392 marcas em 58 países revelou que campanhas inclusivas geram 3,5% mais vendas a curto prazo e 16% a longo prazo, em comparação com campanhas não inclusivas. Além disso, essas campanhas aumentam em 62% a probabilidade de o produto ser a primeira escolha do consumidor e elevam a lealdade à marca em 15%. Esses resultados não são apenas imediatos: a publicidade inclusiva constrói uma reputação de marca mais sólida e maior valor ao longo do tempo.
O estudo utilizou dados de empresas como Bayer, Diageo, Mars, Mondelez e Unilever, abrangendo categorias de produtos que vão de confeitaria a cuidados pessoais. A pesquisa também desmistifica o argumento de que marketing inclusivo prejudica os resultados financeiros, mostrando que, na verdade, ele amplia o alcance e a performance das marcas.
“O marketing inclusivo tem sido fundamental para o sucesso de algumas de nossas maiores e poderosas marcas. Quando a nossa publicidade não é estereotipada, é mais progressiva, provocativa e representativa, ela constrói o poder da marca e impulsiona os resultados do negócio.” Esi Eggleston Bracey Diretor de Crescimento e Marketing, Unilever
Seis Benefícios ao adotar publicidade inclusiva*:
- 33% das marcas inclusivas são vistas como mais fortes
- 62% mais chances de ser a primeira escolha do consumidor
- 8% mais propensas a serem testadas
- 23% menos chance de serem abandonadas após o teste
- 54% mais poder de precificação
- 15% mais lealdade
* Em relação às marcas com menos investimento em publicidade inclusiva.
Dicas para empresas que ainda não investem MKT Inclusivo
O estudo traz, também, alguma dicas para as empresas que ainda não priorizam o investimento em publicidade e marketing inclusivos:
- Adote práticas de publicidade inclusiva: Elas não apenas impulsionam o desempenho empresarial, mas também promovem o progresso social.
- Publicidade inclusiva não precisa ser complexa: Pequenas melhorias em campanhas regulares já podem gerar um impacto significativo, sem a necessidade de grandes custos ou controvérsias.
- Não fique para trás: Marcas que não adotarem práticas mais inclusivas correm o risco de perder clientes para concorrentes que o façam. A publicidade inclusiva é, portanto, uma estratégia essencial para a retenção de clientes.
- Os benefícios são amplos: Os ganhos da publicidade inclusiva podem ser obtidos independentemente da categoria de produto ou região. Mesmo marcas fora das categorias testadas neste estudo tendem a experimentar resultados positivos.
Fonte referência: TrendWatching
Baixe o estudo da Saïd Business School da Universidade de Oxford (em inglês)
The Business Case for Inclusive Advertising | Unstereotypealliance
Sobre a Santa Causa
A Santa Causa é uma empresa de treinamento e consultoria que tem como missão promover a inclusão de grupos minorizados, melhorar a gestão inclusiva das empresas e tornar o ambiente de trabalho mais diverso, inovador e feliz.