A nova versão do Guia SkinTone Pantone traz 28 novas cores que foram definidas a partir de pesquisa com pessoas em várias partes do mundo
A Pantone é um sistema padronizado de reprodução de cores amplamente utilizado em design, criação de produtos como roupas, cosméticos, móveis, utensílios domésticos e muitos outros. Recentemente a empresa anunciou uma atualização do seu Guia SkinTone (guia de tons de pele). A nova edição, atualizada em 2023, incluiu 28 novas cores às 110 já existentes.
Agora, a paleta conta com 138 cores, que representam muito melhor a vasta gama que é a diversidade de tons de pele que temos no mundo. A empresa concentrou-se, especificamente, em adicionar tons mais escuros e subtons amarelados para atender aos comentários dos clientes e à demanda por correspondências de cores mais precisas nesses tons.
Ciência das cores
Para identificar quais tons adicionar, a equipe de cientistas de cores da Pantone capturaram amostras de tons de pele de voluntários de várias partes do mundo. Segundo a empresa, para isso foi usado um espectrofotômetro portátil, que é um instrumento de medição de cores, para coletar amostras de pele em diferentes partes do corpo.
Foram coletadas amostras de pele de pessoas voluntários em diversas regiões do mundo. Com os dados foram criadas as correspondências de cor usando tinta em papel para produzir amostras de cores precisas para o Guia SkinTone.
Porque isso é tão importante
Pessoas de todas as cores esperam ver a si mesmas e sua pele refletidas nos produtos que compram. Principalmente a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010), a geração mais etnicamente diversa de todos os tempos. As marcas precisam atender a essas expectativas – seja com brinquedos em tons de pele realistas ou com roupas íntimas “nudes” que realmente correspondem ao tom de pele da pessoa que a veste.
Entender essas necessidades pode significar muitos benefícios para as empresas como ampliar seu alcance de pessoas consumidoras e até promover conexões mais fortes com sua base de clientes.
Apesar de parecer uma mudança sutil de perspectiva, pode ter um impacto significativo na inclusão dos produtos criados.
Fonte: texto adaptado do original
Você chegou até aqui. Acreditamos que pode se interessar pelo artigo: