Inclusão Já!

Inclusão Já!

Novo livro “Inclusão Já!” retrata a inspiradora trajetória do Espaço da Cidadania e seus parceiros e parceiras pela inclusão das pessoas com deficiência no trabalho.

“A inclusão é um patrimônio de toda a sociedade, mas precisamos lutar por ela e preservá-la com nossas atitudes”. Esta é a frase que abre o texto da orelha do novo livro do Espaço da Cidadania: Inclusão Já! 22 anos de iniciativas do Espaço da Cidadania e seus parceiros e parceiras pela inclusão das pessoas com deficiência no trabalho.

Ao completar os seus 22 anos de existência, o Espaço da Cidadania deixa um presente para inspirar grupos, movimentos sociais e pessoas com o relato de toda uma série de iniciativas, em prol da inclusão de profissionais com deficiência, realizadas nestas duas décadas.

O novo livro foi lançado nesta semana (22/03/22) no Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, que desde o início abriga e apoia o Espaço da Cidadania, e contou com a participação de diversas pessoas com e sem deficiência que fizeram parte dessa história e acreditam que na luta pela inclusão todos ganham.

A equipe causadora participou deste projeto e esteve presente no lançamento do livro, dessa rede que tem grande relevância na história do movimento pela inclusão da pessoa com deficiência.

Quando o Espaço surgiu, em 2001, eram pouquíssimas as empresas que promoviam a inclusão, mesmo com a Lei Cotas em vigência há 10 anos. Ao perceber isso, o movimento começou a se organizar e as parcerias começaram a surgir para que o trabalho para a pessoa com deficiência deixasse de ser apenas um direito garantido no papel.

Muitas vezes esse trabalho foi pedagógico. As empresas precisaram se conscientizar e aprender como incluir essas pessoas e o trabalho do Espaço foi fundamental nesse processo.

A cada ano, novas iniciativas eram realizadas, como sensibilizações, caminhadas, campanhas inclusivas, celebrações pelos avanços da inclusão e aniversário da Lei de Cotas, cartas em apoio à lei, fóruns, encontros, visitas realizadas e recebidas pelo Espaço da Cidadania, pesquisas do setor metalúrgico, publicações e até mobilizações virtuais, por conta do período de pandemia do Covid-19. Tudo isso foi registrado no livro, com relatos e imagens.

E com isso tudo, somado aos demais movimentos e iniciativas em prol da inclusão, o número de contratações começou a crescer, exponencialmente no início até chegar a uma oscilação mais discreta nos últimos anos. Hoje, os números mais atuais da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais) registram aproximadamente 500 mil pessoas com deficiência empregadas no mercado formal de trabalho.

Esse número tem enorme potencial para melhorar. A própria história do Espaço da Cidadania, e suas muitas pessoas e organizações parceiras da inclusão, confirma isso. Hoje sabemos que quando há conhecimento, pessoas engajadas, vontade de fazer e, acima de tudo, atitude, a inclusão acontece em qualquer lugar. Foi assim que vimos, em diversos momentos, o direito ao trabalho decente para pessoas com deficiência deixar de ser só um artigo em uma legislação previdenciária e virar realidade.

A primeira tiragem do livro foi pequena, para apoiadores e apoiadoras, esgotou no evento de lançamento. Em breve estará disponível em versão digital acessível para download no site do Espaço da Cidadania.

Para mais informações sobre o livro: ecidadania@ecidadania.org.br e http://www.ecidadania.org.br/

Se interessa pelo tema? Aproveite para conhecer também os livros publicados pela Santa Causa: https://atitudeinclusiva.com.br/ebooks