Como fazer postagens acessíveis nas redes sociais 

Como fazer postagens acessíveis nas redes sociais 

Já falamos aqui sobre a importância da acessibilidade nas redes sociais, agora vamos dar algumas dicas de como preparar postagens acessíveis.

Uma boa postagem é aquela que amarra todas as pontas e comunica com todas as pessoas. É aquela que tem mensagem de simples entendimento, que possibilita interação, engajamento e compartilhamento. Ela pode transmitir muita informação, mas o ideal é que essa informação seja passada de maneira objetiva e com uma linguagem simples. Afinal, não adianta encher o feed das pessoas com um conteúdo que ninguém tem tempo para ler.

A acessibilidade em redes sociais é um aspecto importante para garantir que todas as pessoas, incluindo aquelas com deficiência, possam participar plenamente dessas interações. A acessibilidade digital é fundamental para tornar as redes sociais mais inclusivas, permitindo que todos os usuários tenham acesso aos conteúdos e recursos independentemente de suas habilidades ou dispositivos utilizados. 

Algumas considerações e práticas que podem melhorar a acessibilidade em redes sociais:

  • Inclua descrições claras e objetivas nas imagens para que pessoas que utilizam leitores de tela tenham acesso ao conteúdo. Para isso, use o recurso de “TEXTO ALTERNATIVO”, geralmente encontrado nas opções de configurações da imagem.
  • Inclua legendas em vídeos. Elas são cruciais para pessoas com deficiência auditiva ou para quem está em ambientes onde o áudio não pode ser reproduzido. Há aplicativos que ajudam a produzir legendas automaticamente. Só não esqueça de revisar para evitar erros.
  • Utilize uma linguagem simples e objetiva para que seja entendida por todas as pessoas. Use frases curtas, diretas e evite termos em outras línguas ou palavras pouco usuais.
  • Garanta o contraste de cores para facilitar a leitura. Na dúvida há sites que indicam os melhores contrastes de cores.
  • Utilize fontes mais legíveis e em tamanhos adequados para facilitar a leitura, especialmente em dispositivos móveis. Fontes com serifa e manuscritas dificultam a leitura.
  • Utilize linguagem neutra. Desta maneira você comunica suas ideias de maneira mais respeitosa, sem privilegiar um grupo em detrimento de outro.
  • Valide a postagem com a maior diversidade de pessoas possível, principalmente pessoas com deficiência, para identificar e corrigir problemas de acessibilidade.
  • Ao compartilhar conteúdo de terceiros (por exemplo, incorporar vídeos ou posts), verifique se eles também são acessíveis.

Promover a acessibilidade em redes sociais beneficia não apenas as pessoas com deficiência, mas também toda a comunidade digital, tornando o ambiente online mais inclusivo e acolhedor para todas as pessoas. É importante que as empresas, desenvolvedores e editores de conteúdo se comprometam a seguir as diretrizes de acessibilidade e a ouvir os feedbacks dos usuários para melhorar continuamente suas redes.

Se quiser saber mais sobre a importância e os benefícios de uma rede social acessível acesse o link: https://atitudeinclusiva.com.br/2023/08/01/7-motivos-para-ter-redes-sociais-acessiveis/

#Dica da equipe causadora:

Gostou desse artigo? Quer preparar a equipe de comunicação da sua empresa para uma comunicação inclusiva e acessível de ponta a ponta? Conheça os nossos treinamentos e palestras sobre o tema. Entre em contato com a equipe causadora: [email protected]