Doodle animado celebra a vida do criador do piso tátil

Doodle animado celebra a vida do criador do piso tátil

O japonês Seiichi Myake inventou o piso tátil em 1965 para ajudar um amigo que perdia a visão.

O Doodle animado de hoje (18/03) celebra o inventor japonês Seiichi Miyake. Por causa de seu desejo de ajudar um amigo, ele criou uma inovação atual até hoje. O piso tátil melhorou a maneira como as pessoas com deficiência visual circulam por espaços públicos ao redor do mundo.

Assim, em 1965, Miyake usou seu próprio dinheiro para inventar pisos táteis para ajudar um amigo que vinha perdendo a visão. Em síntese, os pisos eram ( e ainda são até hoje) de dois tipos predominantes: um com pontos e outro com barras. Os pisos com pontos alertam as pessoas quando estão se aproximando do perigo. São encontrados nas margens de faixas de pedestres e plataformas do trem e do metrô, por exemplo. Os pisos com linhas fornecem dicas direcionais, permitindo que os usuários saibam que estão seguindo um caminho seguro.

Além de identificar os caminhos com o apoio de uma bengala, as pessoas também o fazem com de outras formas. Ou com a ajuda de cães-guia, ou sentindo-os através dos seus sapatos.

Os pisos táteis de Miyake foram introduzidos pela primeira vez numa rua perto de uma escola para cegos na cidade de Okayama, no Japão, em 1967. A sua utilização foi gradualmente espalhada antes que os pisos e alertas sonoros fossem tornados obrigatórios nas Ferrovias Nacionais do Japão, uma década mais tarde. Desde então, o piso tátil é usado em todo o mundo.

Aqui no Brasil, existe uma norma técnica da ABNT com diretrizes para elaboração de projetos e instalação de sinalização tátil no piso, se você se interessa pelo tema ou precisa de informações sobre o assunto vale a pena dar uma conferida no ABNT NBR 16537 de 2016.

É isso aí pessoal, a matéria original (em Inglês) pode ser conferida aqui: https://www.google.com/doodles/celebrating-seiichi-miyake


Sobre o Google Doodle
Os doodles são versões divertidas, surpreendentes e, muitas vezes, espontâneas do logotipo do Google para comemorar feriados, aniversários e a vida de artistas famosos, pioneiros e cientistas.