A ONU aproveita o dia internacional da pessoa com deficiência para reforçar o tema de 2018: “empoderar pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a equidade”
É sempre muito importante resgatarmos porque algumas datas são criadas, não é mesmo? Por isso, fomos beber direto da fonte, na Organização das Nações Unidas, onde tudo começou, para compartilhar com vocês.
Primeiramente vamos de onde tudo começou. Foi em 1992, na Assembléia Geral das Nações Unidas, que o dia 03 de dezembro foi proclamado como o dia internacional da pessoa com deficiência. Para os mais saudosistas e que gostam de ver os documentos, aqui está o registro: a resolução 47/3.
A data tem como objetivo ampliar a consciência sobre a necessidade de ações mais vigorosas. Além disso, que sejam amplas, em todos os níveis. A fim de garantir a equidade de oportunidades para a efetiva participação social das pessoas com deficiência, com autonomia e respeito.
A partir do tema “empoderar pessoas com deficiência e garantir a inclusão e a equidade”, o foco esse ano foi o empoderamento. A fim de que provoque um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável. Do mesmo modo, o lema “não deixar ninguém para trás” ganhou força com a agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.
Por fim, damos destaque a mensagem no site internacional da Organização das Nações Unidas na data de hoje:
É isso aí! Nós causadores, desejamos que hoje seja um dia de conscientização para todos e, que este dia, provoque mudanças positivas e atitudes inclusivas todos os dias.
Fonte: http://www.un.org/en/events/disabilitiesday/
Créditos imagem: ONU / Logan Abassi. Um jovem estudante de uma escola para crianças com deficiência no bairro pobre de Cité Soleil, em Porto Príncipe, Haiti.