Um pouco sobre a origem, os objetivos, a atualização do tema pela ONU e outras curiosidades sobre essa importante data do calendário inclusivo: o dia internacional da pessoa com deficiência.
O dia internacional da pessoa com deficiência teve origem em 1992. Foi naquele ano, em 03 de dezembro, que a data foi instituída com a resolução 47/3 na Assembleia Geral das Nações Unidas. O objetivo foi ampliar a consciência sobre a inclusão, os direitos e, principalmente, o bem-estar das pessoas com deficiência.
O foco sempre foi autonomia, respeito e a efetiva participação social…
De 1992 pra cá, muita coisa evoluiu: terminologias, conceitos e até a definição de deficiência. Hoje ela expressa com muito mais clareza que a participação da pessoa na sociedade não é limitada pela deficiência, mas sim pelas inúmeras barreiras que, infelizmente, persistem em existir.
E o foco ganha força com o novo tema da ONU…
A cada ano a ONU apresenta um novo tema, com o intuito de estimular um olhar mais atento para questões relacionadas à inclusão e onde a sociedade precisa dedicar mais esforços. Em 2021 o tema foi “Liderança e participação das pessoas com deficiência por um mundo pós-Covid-19 inclusivo, acessível e sustentável”*. Em 2022 foi “Soluções transformadoras para o desenvolvimento inclusivo: o papel da inovação na promoção de um mundo acessível e equitativo”. Em 2023 o tema é “União na ação para recuperar e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com e para as pessoas com deficiência“.
Mas estamos falando de quantas pessoas? …
Quem acompanhou as paralimpíadas (que infelizmente não tem a mesma cobertura que as olimpíadas), deve ter assistido a campanha #WeThe15. Se você não assistiu, aproveita o dia de hoje para ver e você vai descobrir que 15% da população mundial tem algum tipo de deficiência, e a grande maioria (80%) vive em países em desenvolvimento.
Para além de um dia …
A data é importante para fazermos uma autocrítica se estamos no caminho para um mundo inclusivo, acessível e sustentável. Também é momento de avaliar se o espaço para liderança e participação das pessoas com deficiência está sendo respeitado. Isso vale para o local onde trabalhamos, onde nossas crianças estudam, lugares que frequentamos, rodas de conversas que participamos, séries que assistimos, redes sociais que acessamos, propagandas, enfim… em nossa vida de modo geral.
Inclusão é atitude todos os dias…
Depois disso vem o elemento mais importante: a atitude. É o momento para mudar a percepção do mundo, encaixar peças que estão sendo deixadas de lado, melhorar o que precisa ser melhorado, agir contra o preconceito e em favor da diversidade. É hora de assumir a responsabilidade, individual e coletiva, de construir um mundo melhor para todas as pessoas.
É isso aí pessoal! Nós causadores, desejamos que hoje seja um dia de conscientização e, que este dia, provoque mudanças positivas e atitudes inclusivas todos os dias.
Quer ideias sobre ações para realizar em sua empresa para aumentar o engajamento com a inclusão? Veja as dicas da equipe causadora.
* tema traduzido e nos apresentado pelo consultor Romeu Sassaki