Na trilha da liderança inclusiva

Na trilha da liderança inclusiva

Ajudamos você a perceber se o seu comportamento e atitudes são compatíveis com um perfil de liderança inclusiva a partir de 10 competências.

A liderança inclusiva é uma abordagem fundamental para o sucesso de equipes e organizações. É uma mentalidade e um conjunto de comportamentos que promovem um ambiente onde todas as pessoas se sentem valorizadas, respeitadas e incluídas. Se você está se perguntando se é uma liderança inclusiva, dá uma olhada nesse roteiro em formas de perguntas, com dicas para ver se você está no caminho certo:

Tenho a sensibilidade necessária para o gerenciamento de pessoas?

Se você sabe ouvir, procura entender o que as outras pessoas estão passando e sabe acolhê-las com respeito e atenção, já está na vibe certa. O exercício da empatia não pode ficar no discurso. Ele acontece no dia a dia, nos desafios, no respeito e no acolhimento.

Dou lugar de fala e escuta para todas as pessoas?

Quanto mais vozes diferentes na conversa, melhor. Forme equipes diversas. Consulte as pessoas, ofereça abertura para que coloquem suas ideias e opiniões. Sua equipe é cheia de mentes brilhantes, então dê espaço para elas brilharem.

Como estou cuidando do ambiente de trabalho?

Transforme seu local de trabalho em um espaço onde todas as pessoas são bem-vindas. Respeite as peculiaridades de cada uma delas e não se esqueça da acessibilidade tanto física quanto na comunicação e na atitude de cada pessoa da equipe.

Minha equipe recebe feedbacks construtivos e constantes ou somente críticas em cima de resultado?

Dê feedbacks que sejam construtivos! Cobre por resultado com base no que foi combinado. Reconheça o bom trabalho, mas também dê dicas construtivas para o pessoal crescer. Procure entender o que pode ser melhorado, inclusive na sua conduta como liderança. 

Tenho priorizado o investimento no desenvolvimento da equipe?

Invista no crescimento da galera. Todas as pessoas merecem uma chance de evoluir, então ofereça oportunidades de aprendizado e mentorias para que as pessoas aprendam, inclusive com as experiências de outras pessoas e compartilhem suas experiências.

Sou uma liderança aliada das ações de DE&I?

Derrube preconceitos e jogue fora qualquer discriminação. Seja uma liderança aliada e alinhada com os canais de denúncia, código de conduta e políticas de diversidade da empresa. Seja exemplo!

Como estou me comunicando?

Como dizia o Chacrinha “quem não se comunica….” (complete a frase com a ajuda de alguém da geração X). Comunique-se de forma clara e direta. Mantenha a galera informada sobre o que está acontecendo e ouça o que têm a dizer. Defenda uma comunicação inclusiva. Não permita a propagação de comentários inadequados, piadas preconceituosas e formas de tratamento não respeitosas. 

Como anda o autoconhecimento?

Saiba quais são seus próprios vieses e privilégios. Estar ciente disso é o primeiro passo para tomadas de decisões mais justas e equilibradas. A tomada de consciência dos privilégios não é para provocar culpa ou subvalorizar seus esforços, mas compreender que você tem a responsa de contribuir com muitas pessoas que fazem parte de grupos minorizados e que historicamente sofrem com o preconceito, discriminação e assédio diariamente.

Como eu estou tratando a diversidade?

Tenha consciência da diversidade ou falta dela em sua equipe e na empresa como um todo.

Assuma uma postura de liderança para ampliar a diversidade. Atue também pela inclusão efetiva e de qualidade. Defina metas claras de diversidade e inclusão e estratégias para atingi-las. Compartilhe conhecimento com outras áreas da empresa, para que façam o mesmo que você. 

A quantas anda o meu desenvolvimento como liderança?

A liderança inclusiva está sempre aberta ao aprendizado. Envolve buscar conhecimento em diversas áreas e constante troca com as pessoas. Tenha resiliência e disposição para ajustar suas ideias e manter o clima positivo.

Agora que você leu essas dicas, confere aí se você está nessa jornada de liderança inclusiva. Lembre-se que a liderança inclusiva é agente de mudança para uma sociedade melhor. Para fechar trouxemos duas dicas de leitura para quem quer se aprofundar mais sobre liderança inclusiva: 

  • Livro “INCLUSIVE LEARDERSHIP – The definitive guide to developing and executing an impactful diversity and inclusion strategy”, de Charlotte Sweeney & Fleur Bothwick (só encontramos o livro em Inglês). Elas destacam algumas características de agentes de mudança como resiliência, habilidade de comunicação, tolerância a ambiguidades, paixão por aprender, paciência e persistência, dentre outras que de uma forma ou outra estão representadas nas dicas que trouxemos.
  • Livro: “Great Leader to Work: Como os melhores líderes constroem as melhores empresas para trabalhar”, de Cauê Oliveira e Gustavo Penna. O livro aproveita 10 anos de experiência dos autores conhecendo e investigando empresas certificadas pelo Great Place to Work e dá dicas de como as melhores lideranças agem e entregam os melhores resultados em um ambiente de trabalho saudável e inclusivo.
  • Relatório “Creating a Competency Model for Diversity and Inclusion Practitioners” do Conference Board (pdf gratuito em Inglês). Tomamos conhecimento desse material a partir do livro Charlotte Sweeney & Fleur Bothwick indicado acima. Ele traz um modelo de competências para pessoas que atuam com Diversidade e Inclusão, dividido em 7 categorias: gerenciamento de mudanças, conhecimento do mercado, conhecimento de diversidade e inclusão, relações estratégicas, liderança visionária e estratégica, disciplinas de recursos humanos.

A Santa Causa é uma empresa de treinamento e consultoria que tem como missão melhorar a gestão inclusiva das empresas e tornar o ambiente de trabalho mais diverso, inovador e feliz. A Santa Causa também tem treinamentos para desenvolvimento de Liderança Inclusiva. Conheça nossos serviços: https://atitudeinclusiva.com.br/portfolio/