Morre, aos 84 anos, o Papa da Inclusão, Romeu Kazumi Sassaki

Morre, aos 84 anos, o Papa da Inclusão, Romeu Kazumi Sassaki

Carinhosamente chamado de professor Romeu, ele é a maior referência na produção de conteúdo e estudos sobre deficiência, acessibilidade e inclusão no Brasil.

Romeu Kazumi Sassaki, que completou 84 anos em julho, faleceu em sua casa em São Paulo, neste domingo. O acadêmico, tradutor, escritor e consultor era formado em Serviço Social e tinha pelo menos 60 anos dedicados ao estudo, trabalho e militância pela inclusão de pessoas com deficiência.

Citado em milhares de trabalhos de conclusão, teses e dissertações, ao longo de anos, o Papa da Inclusão foi referência e responsável pela formação da maioria de profissionais que atuam para promover a participação e o protagonismo das pessoas com deficiência. Seu conhecimento era multidisciplinar e ajudou a formar profissionais de educação, arquitetura, engenharia, saúde, serviço social, educação física, entre outras e outros..

Parte desse legado de conhecimento pode ser acessado por meio da sua extensa produção, seja em formato de livro, dezenas publicados sozinho ou em coautoria, artigos para revistas, jornais e veículos científicos. A cerca de dois anos, impulsionado pela pandemia, lançou o projeto “Sociedade Inclusiva”, um canal no Youtube onde compartilhava conhecimento sobre diversos temas relacionados à inclusão.

Foi também, um dos fundadores da ANEA – Associação Nacional de Emprego Apoiado. Seu lado militante acreditava profundamente na inclusão da pessoa com deficiência por meio do trabalho. Para ele as pessoas com deficiência deviam ter esse direito respeitado e garantido e não havia desculpas para não fazê-lo.

Romeu foi um grande parceiro e amigo da Santa Causa. Idealizou a tradução de dois livros da Organização Internacional do Trabalho em parceria com a equipe causadora. Um deles alvo de uma ferramenta que ele gostava muito e queria que fosse mais disseminado no Brasil, as Adaptações Razoáveis. O outro livro, trata do futuro do trabalho e como as empresas ao promoverem uma cultura inclusiva estão plantando um futuro mais sustentável para todas as pessoas. Ambos traduzidos em língua portuguesa e disponíveis para download gratuito.

Além dos livros, foram muitos outros projetos em que atuamos em conjunto e a sua capacidade de reflexão e disposição para compartilhar seu conhecimento foram características marcantes para nossa equipe. O prazer e amor ao ensino estavam na sua essência como ser humano e, não à toa, era assim chamado de professor por todas as pessoas.

Acreditamos que todos e todas nós, que atuamos nessa área, formalmente ou não, bebemos dessa fonte de conhecimento que foi o professor Romeu.

Uma grande perda, mas também um grande legado. Só temos a agradecer ao professor Romeu pela sua maravilhosa trajetória nesse mundo.