Curso sobre a Lei Brasileira de Inclusão recebe o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Curso sobre a Lei Brasileira de Inclusão recebe o Selo de Direitos Humanos e Diversidade

Lançado no início da pandemia, o curso contribui com a divulgação dos direitos das pessoas com deficiência e foi selecionado como uma das boas práticas de direitos humanos e diversidade.

Esta semana foi divulgado o resultado do Selo de Direitos Humanos e Diversidade – edição 2021. Dentre as diversas iniciativas incríveis de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos, a Santa Causa, empresa atuante na área desde a sua criação em 2016, foi uma das selecionadas e recebe o Selo pelo quarto ano consecutivo, desta vez com a iniciativa “Curso online LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência”. 

Lançado em 2020 e disponível na plataforma Udemy, o curso tem como proposta apresentar todo o panorama e os principais avanços e direitos contidos na Lei. Tudo isso de uma forma mais simples e acessível, pontuando a sua relevância, sem entrar no desafiador “juridiquês”.

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), ou Estatuto da Pessoa com Deficiência, está em vigor desde janeiro de 2016. É um marco da legislação e precisa chegar ao conhecimento de todas as pessoas. Segundo Aline Morais, diretora da Santa Causa, ainda que existam leis de inclusão e acessibilidade, poucas pessoas as conhecem. “O pouco conhecimento sobre a lei que existe, muitas vezes, está em uma linguagem complicada e pouco acessível. Isso precisa mudar.” comenta Aline Morais.

Com 14 aulas e duração aproximada de 1 hora, a trilha do curso conduz participantes em uma jornada pelos conceitos de inclusão, avaliação de deficiência, acessibilidade e os avanços da lei. Além disso, traz ainda dicas de materiais para se aprofundar nos temas. É atualmente um dos cursos mais bem cotados da plataforma Udemy. Conta com mais de 100 alunos e uma avaliação média 4,8 (de 0 a 5). Todo o conteúdo é acessível e conta com intérprete de LIBRAS, legendas e audiodescrição.

Segundo Rafael Publio, diretor da Santa Causa, a pandemia deixou mais evidente algumas lacunas sociais. Dentre elas, o cenário de exclusão vivenciado por grande parte das pessoas com deficiência no Brasil. “É fundamental levar esse conteúdo para o maior número de pessoas possível. Com mais pessoas engajadas será possível mudar esse cenário.” comenta Rafael Publio.

A iniciativa tem como grande objetivo ajudar pessoas com e sem deficiência, familiares, equipes de governo, empresas, terceiro setor, pessoas do mundo do direito, comunicadores, gestores, estudantes e profissionais de todos os setores a conhecerem os direitos das pessoas com deficiência e se prepararem para promover a inclusão. 

Esta é a quarta edição do Selo Municipal de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo que reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor. As organizações com projetos selecionados agora compõem a Rede de Organizações do Selo de Direitos Humanos e Diversidade, um espaço exclusivo de troca de experiências sobre o tema. 

Veja as iniciativas premiadas e mais informações sobre o Selo.

O curso “LBI – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência” está disponível na plataforma Udemy. Veja como se inscrever e mais informações sobre o curso aqui.