Há diversas questões a considerar em postagens nas redes sociais, mas aqui vamos mencionar uma que a maioria das pessoas se esquece: a acessibilidade.
Embora no momento da criação de um perfil em redes sociais essa não seja a principal preocupação, a acessibilidade é um requisito fundamental para se comunicar com um maior número de pessoas. Mas porque não costuma ser considerada quando as pessoas montam seus perfis e posts? Isso ocorre porque a maioria das pessoas desconhecem os benefícios que isso pode trazer, não sabem como fazer e nem imaginam como é simples de ser feito.
Mas afinal, se eu ainda não sei quem vai fazer parte da minha rede, se acredito não ter pessoas com deficiência que me seguem, porque preciso me preocupar com acessibilidade?
Uma das respostas possíveis para essas perguntas é que atualmente, o princípio da inclusão é praticamente uma condição vital para a comunicação.
Apesar disso, você pode achar que ainda não é suficiente para justificar o investimento (e não estamos necessariamente falando de dinheiro, ok?!) em acessibilidade. Precisamos te lembrar que as pessoas são diversas e se o seu objetivo é alcançar o maior número de pessoas e aumentar o engajamento nas suas postagens, usar recursos de acessibilidade te darão mais chances de conseguir esse objetivo.
Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 1 bilhão de pessoas no mundo vivem com algum tipo de deficiência. É um número significativo para não ser considerado por organizações globais, locais, pessoas que comunicam informações de utilidade pública ou de entretenimento, e até mesmo por pessoas que usam as redes apenas para atingir um público menor.
Além disso, nós temos, pelos menos, 30% da população que é considerada analfabeta funcional (INAF), 15% de pessoas consideradas no grupo de pessoas neurodivergentes e 1,3 milhões de estrangeiros, que podem se beneficiar da acessibilidade na comunicação. Isso sem contar pessoas idosas e crianças.
Alguns dos principais motivos para promover a acessibilidade em redes sociais:
1. Melhorar a usabilidade geral das redes sociais e beneficiar não apenas pessoas com deficiência, mas também as demais pessoas.
2. Aumentar a audiência, compartilhamento de conteúdo e engajamento com um número maior de pessoas e mais engajamento em suas plataformas.
3. Vídeos com legendas têm mais audiência e melhor ranqueamento nos mecanismos de busca, justamente por ter esse recurso.
4. Inovar, usar e abusar da criatividade nas formas de apresentar conteúdo e interações.
5. Cumprir a lei. Sites e sistemas digitais precisam garantir a acessibilidade.
6. Melhorar a reputação e a sua imagem e mostrar que você ou sua empresa valoriza a diversidade e a inclusão, e possui uma atitude ética, responsável e inclusiva.
7. Identificar oportunidades de negócios em nichos de mercado ainda pouco explorados.
Em resumo, tornar as redes sociais acessíveis é benéfico em vários aspectos, desde a inclusão social até oportunidades de negócios. Além disso, é uma maneira de promover valores éticos e demonstrar responsabilidade social, contribuindo para uma internet mais justa e inclusiva.
Ok. Já me convenceu, mas por onde eu começo?
Isso agora é assunto para o próximo artigo que publicaremos em breve.